NOSSA SAÚDE MENTAL NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE!

imagem by @KDkellydesigner

Iniciada em 2014, para quem não sabe, o Janeiro Branco é uma campanha que foi lançada com o intuito de alertar a humanidade para a importância do cuidado com a nossa saúde mental. Objetivando chamar a atenção para temas relacionados as necessidades mentais e emocionais das pessoas, o Janeiro Branco nos convida a conversar, a divulgar, a discutir com nossos familiares, amigos e colegas de empresa sobre esses temas. Quanto mais falarmos sobre, melhor.

            Foi escolhido o mês de Janeiro para essa responsabilidade porque é o mês onde as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida, sobre assuntos pessoais, profissionais e existenciais, e porque é o mês inicial do ano, onde estamos começando uma nova jornada, um novo capítulo em nossas vidas, um novo recomeço, assim como eu, estamos virando a página e podemos escrever algo totalmente novo, e nada melhor do que começar um capítulo novo priorizando nossa qualidade de vida, e sim, saúde mental é qualidade de vida!

            Tá, mas o que o Janeiro Branco faz na prática?

            Na prática, o Janeiro Branco promove cursos, palestras, oficinas, workshops, rodas de conversa, entrevistas na mídia, entre outros, abordando as pessoas nos mais diversos lugares e colocando esse assunto em pauta, estimulando a conscientização das mesmas.

            Tá, mas porque falar sobre a saúde mental é tão importante assim?

            Não tem como falar sobre qualidade de vida sem falar sobre a saúde mental. A nossa mente requer cuidados iguais ao nosso corpo precisa. Não podemos viver ignorando o que sentimos, pois se o fizermos, no final o nosso corpo sentirá também, e o problema será duas vezes maior. Infelizmente ainda é um tema que sofre bastante preconceito. Muitas pessoas ainda acham que saúde mental é bobeira, é o tal do mimimi. Muitas pessoas não acreditam em depressão, ansiedade nem nada do tipo e no auge da sua ignorância culpam a vítima pelos males da doença, só agravando o quadro de quem já tá mal. Por isso é tão importante ter campanhas assim, convocar o máximo de pessoas para falar sobre, para esclarecer sobre esses assuntos. É aquele velho ditado, “só quem passa sabe como é” e “só quem tem problemas mentais sabe o quão precioso é o bem-estar emocional”. Mas não precisa ser assim, podemos ser mais empáticos com nossos iguais, pois no final do dia, todos nós somos iguais e queremos uma só coisa: VIVER COM QUALIDADE!

            Para concluir, o Janeiro Branco é de extrema importância para esse novo capítulo que se inicia, pois precisamos ouvir, dar atenção e cuidar dos nossos sentimentos e emoções para que possamos atingir uma estabilidade psicológica que servirá como base para progredir em todos os caminhos que escolhermos. Sem uma mente equilibrada e cuidada, não temos qualidade de vida!

NOTA DO AUTOR: Caso queira saber mais consulte o site www.janeirobranco.com.br ou suas redes sociais; tem informações e notícias sobre o tema.

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *